• (41) 3501-4647 / 3501-3773
    contato@energiasmart.com.br
fsfsdfsdf

Abradee alerta para desequilíbrio de desonerações na conta de energia

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica alertou em comunicado nesta quinta-feira (19) que medidas de desoneração na conta de luz durante a pandemia do coronavírus podem levar ao desequilíbrio de todas as empresas do setor elétrico. As distribuidoras estão preocupadas com a aprovação de propostas legislativas que possam adiar o pagamento da conta de energia elétrica ou proibir o corte do fornecimento por inadimplência de consumidores. Há projetos nesse sentido no Congresso Nacional e…

Nova proposta para GD prevê fim da compensação em 10 anos

Um projeto de criação do Marco Regulatório do Prosumidor inspirado nas ideias do GD 2.0 foi protocolado na última quarta-feira (11) na Câmara pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM). A proposta estabelece um período de transição de dez anos para a revogação do atual sistema de compensação da energia injetada na rede por quem produz no local de consumo ou usa créditos da energia gerada em sistemas remotos. A compensação deixaria de ser feita a partir…

Dólar deve pressionar as tarifas de eletricidade em 2020

A manutenção da taxa de câmbio nos atuais patamares deve impactar as tarifas de energia dos brasileiros nos próximos meses. Nesta semana, o dólar rompeu o patamar de R$ 5,00 pela primeira vez na história – resultado de uma combinação de queda brusca no preço do petróleo, elevada demanda pela moeda norte-americana, com investidores buscando proteger o capital enquanto as bolsas de valores no mundo derretem por causa da pandemia de coronavírus (covid-19) e, mais…

ANEEL propõe redução nos valores das bandeiras tarifárias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) abrirá nesta quinta-feira (12/3) Consulta Pública para debater proposta de redução nos valores das bandeiras tarifárias para o ciclo 2020/2021, com vigência a partir de 01/06/2020. Todas as faixas de acionamento – Bandeiras Amarela, Vermelha Patamar 1 e Vermelha Patamar 2 – terão seus valores reduzidos, de acordo com a proposta deliberada nesta terça-feira (10/3) pela Diretoria Colegiada da ANEEL. Trata-se de mais uma ação regulatória da Agência…

ANEEL aprova reajuste da Light

A diretoria da ANEEL aprovou nesta terça-feira (10/3) o reajuste tarifário anual da Light Serviços de Eletricidade, que entra em vigor a partir do dia 15 de março. A empresa atende 4,1 milhões de unidades consumidoras localizadas na capital e em 31 municípios do Rio de Janeiro. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. Confira abaixo os índices que serão…

Reajuste da ENEL Distribuição Rio é aprovado pela ANEEL

A diretoria da ANEEL aprovou nesta terça-feira (10/3) o reajuste tarifário anual da ENEL Distribuição Rio. As novas tarifas entram em vigor no dia 15 de março. A distribuidora atende 2,6 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. Confira abaixo os índices que serão aplicados: Empresa Consumidores residenciais…

PLS 232 é aprovado em votação no Senado

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta terça-feira (3) por unanimidade o substitutivo do senador Marcos Rogério (DEM-RO) ao PLS 232, que trata do novo modelo comercial do setor elétrico. A matéria poderá ser submetida à votação em turno suplementar na próxima sessão deliberativa da comissão, na semana que vem, se for proposta alguma emenda. Se não for apresentada nenhuma emenda e nem feita solicitação de envio ao plenário, ela será enviada à Câmara…

Relator do PLS 232 reduz prazo para fim de subsídios a fontes alternativas

A pedido dos ministérios da Economia e de Minas e Energia, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) decidiu antecipar de 18 para 12 meses a retirada dos descontos nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão (TUST) e de distribuição (TUSD), concedidos às fontes alternativas de geração de energia elétrica. Eles serão substituídos pelo mecanismo de valorização dos benefícios ambientais de usinas eólicas, solar fotovoltaicos, pequenas centrais hidrelétricas e térmicas a biomassa, considerando os baixos níveis…

CCEE: migração cresce 24% em 2019

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica indicam que em 2019, 3.171 unidades consumidoras deixaram o mercado regulado e passaram a consumir energia no Ambiente de Contratação Livre. Com um crescimento de 24%, a CCEE alcançou a marca de 16.104 unidades consumidoras em dezembro. Em um levantamento especial, a CCEE apresenta como ocorreu essa onda migratória no ano passado em cada estado. Principal centro econômico do país, o estado de São Paulo liderou a…

Substitutivo mantém cronograma de ampliação do mercado livre

A versão mais recente do substitutivo ao projeto de lei de modernização do setor elétrico (PLS 232) que tramita no Senado mantém o cronograma de ampliação do mercado livre estabelecido na Portaria 465, do Ministério de Minas e Energia, para consumidores acima de 500 kW. O texto determina que o governo terá 42 meses para possibilitar a migração de consumidores atendidos em baixa tensão, mas, antes disso, deverá elaborar um plano “para explicar os riscos…