• (41) 3501-4647 / 3501-3773
    contato@energiasmart.com.br
fsfsdfsdf

Aprovada redução nas tarifas para consumidores da Energisa Paraíba

A diretoria colegiada da ANEEL aprovou nesta terça-feira (20/8) redução nas tarifas dos consumidores atendidos pela Energisa Paraíba Distribuidora de Energia S.A. (EPB). A distribuidora atende 1,4 milhão de unidades consumidoras, localizadas em 216 municípios da Paraíba. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos relativos à prestação do serviço. Dentre os itens que mais contribuíram para o reajuste negativo destaca-se a diminuição dos custos com…

Novas tarifas para consumidores da Cemar (MA) entram em vigor em 28/8

A diretoria da ANEEL aprovou nesta terça-feira (20/8), em reunião pública, redução nas tarifas dos consumidores atendidos pela Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). A concessionária atende 2,5 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 217 municípios do Maranhão. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos relativos à prestação do serviço. Dentre os itens que mais colaboraram para o índice negativo destaca-se a redução dos gastos com…

ANEEL aprova redução de 8,32% na Revisão Tarifária da Elektro (SP)

A diretoria colegiada da ANEEL aprovou nesta terça-feira (20/8), a quinta Revisão Tarifária Periódica da Elektro Redes S/A. A concessionária atende 2,6 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 223 municípios do estado de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul. Dentre os itens que mais contribuíram para a redução tarifária, observa-se a cobertura dos encargos setoriais que colaborou com o abatimento de aproximadamente –6,18%. Destaque para o pagamento do empréstimo da Conta ACR…

Tarifas da CELESC têm redução de -9,77% para consumidor residencial

A ANEEL aprovou hoje reajuste tarifário da distribuidora de energia catarinense Celesc. As novas tarifas entram em vigor a partir de 22/8/2019. A empresa atende 3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 264 municípios do estado de Santa Catarina. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O pagamento do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica (retirada CDE Decreto)…

ANEEL aprova redução de 14,18% no Reajuste Tarifário Anual da Santa Maria (ES)

A diretoria colegiada da ANEEL aprovou nesta terça-feira (13/8), o Reajuste Tarifário Anual de 2019 da Empresa Luz e Força Santa Maria S.A. A distribuidora atende 112.792 mil de unidades consumidoras, localizadas no estado do Espírito Santo. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos relativos à prestação do serviço. Dentre os itens que mais contribuíram para o reajuste negativo destaca-se a diminuição dos custos com…

ANEEL aprova redução de 4,84% na revisão tarifária da EDP (ES)

A diretoria colegiada da ANEEL aprovou nesta terça-feira (6/8), a oitava Revisão Tarifária Periódica da Espírito Santo Centrais Elétricas S.A (EDP-ES). A concessionária atende 1,57 milhão de unidades consumidoras, localizadas em 70 municípios do estado do Espírito Santo. Dentre os itens que mais contribuíram para a redução da tarifa da EDP-ES, encontram-se os custos com a cobertura de encargos setoriais que colaboraram com -6,37%, destaque para a quitação do empréstimo da Conta ACR e ajustes…

Aprovada revisão tarifária da Celpa (PA)

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (6/8), em reunião colegiada, a Revisão Tarifária Periódica da Centrais Elétricas do Pará (Celpa). As novas tarifas passam a vigorar a partir de amanhã (7/8) para 2,6 milhões de unidades consumidoras localizadas em 144 municípios paraenses. Confira abaixo os índices aprovados: Na revisão da Celpa, os índices aprovados foram mais impactados pelos custos para remunerar a atividade de distribuição de energia e componentes…

Bandeira tarifária para agosto é vermelha patamar 1

A bandeira tarifária em agosto de 2019 será vermelha, patamar 1, com custo de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Agosto é um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da…

Cooperativas do PR e RS têm reajustes aprovados pela Agência

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (23/7) o reajuste tarifário de 11 cooperativas, localizadas nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. As cooperativas que terão novos reajustes…

Aprovada audiência pública sobre revisão tarifária da CPFL Piratininga

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (22/7), em reunião colegiada, realização de audiência pública para discutir a Revisão Tarifária Periódica da Companhia Piratininga de Força e Luz – CPFL Piratininga. A concessionária atende 1,7 milhões de unidades consumidoras em 27 municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo. Será realizada sessão presencial para discutir o tema no dia 22/8 às 14h30, no Auditório da Associação Comercial de Santos…