• (41) 3501-4647 / 3501-3773
    contato@energiasmart.com.br
fsfsdfsdf

Bernardo Sicsú, da Abraceel: Lei do Gás pode destravar R$ 60 bi

Segundo o Fórum do Gás, formado por 16 entidades brasileiras, a aprovação da Lei do Gás pode estimular investimentos na casa dos R$ 60 bilhões nos próximos 10 anos, com geração de 4 milhões de novos postos de trabalho. O coordenador adjunto da iniciativa e diretor de eletricidade e gás da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Bernardo Sicsú, analisa os desafios para a implantação de um mercado livre de gás e seus possíveis impactos…

Modernização do setor é resposta adequada contra crise, diz diretor da EPE

A modernização do setor deve ser a resposta para o mercado mais efetiva contra a crise no setor causada pela pandemia de Covid-19. Em webinário do projeto Sinapse realizado na última sexta-feira, 26 de junho, o diretor da EPE, Erik Rego, revelou que desde março foi mantido um diálogo com a Agência Internacional de Energia e que a proposta de separação de lastro e energia teve o aval da associação, em detrimento de duas outras…

STF forma maioria e estados podem decidir sobre corte de energia na pandemia

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para indeferir pedido de liminar feito pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica contra lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná que proibia a suspensão de fornecimento de energia durante a pandemia de Covid-19. A decisão do relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6406, ministro Marco Aurélio Mello, foi seguida por mais cinco ministros – Edson Fachin, Cármen Lucia, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e Celso de Mello….

ANEEL aprova reajuste nas tarifas da Cemig

A diretoria colegiada da ANEEL aprovou nesta quinta-feira (25/6) reajuste nas tarifas da distribuidora Cemig, que atende cerca de 8,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 774 municípios no estado de Minas Gerais. A aplicação do reajuste será retroativa a 28/5. Confira os índices que serão aplicados no reajuste anual da distribuidora: Fonte: Aneel.

ANEEL aprova reajuste tarifário da Cocel (PR)

A ANEEL aprovou nesta quinta-feira (25/6) o reajuste das tarifas dos consumidores da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel). Os novos índices passarão a vigorar a partir de 29/6. O reajuste foi impactado pelos custos de transmissão e de aquisição de energia, especialmente da energia proveniente da Usina de Itaipu, cuja transação é precificada em dólar. Confira a seguir os índices que serão aplicados: A Cocel atende 52,4 mil unidades consumidoras localizadas no município paranaense de…

Aprovado reajuste tarifário da Copel (PR)

A ANEEL aprovou nesta quinta-feira (25/6), em reunião extraordinária de diretoria, o reajuste tarifário da Copel Distribuição S.A, que entra em vigor a partir de 24/6. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço, divididos em Parcela A (aquisição e transmissão de energia e os encargos setoriais) e Parcela B (custos gerenciados pela empresa para manter suas atividades). Confira abaixo os índices…

Usinas a óleo: converter ou não converter?

As empresas que controlam usinas de geração térmica a óleo combustível ou óleo diesel têm uma importante decisão a tomar: converter ou não suas instalações para o uso do gás natural. A decisão do governo de eliminar a geração térmica a óleo da matriz energética e substituí-la por alternativas mais limpas faz com que esses ativos tenham um prazo de validade determinado pelo vencimento de seus contratos. E algumas empresas já começam a se movimentar…

Gás: o que falta para a abertura de fato

Prestes a completar um ano do lançamento do programa Novo Mercado de Gás, o Brasil ainda espera que os efeitos da abertura do setor sejam sentidos de fato. A redução significativa do preço de gás “em até 40%”, conforme prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda está longe de acontecer. Apesar dos avanços, há entraves políticos e regulatórios que impedem um aumento significativo da oferta do energético. Um dos fronts de batalha é o Congresso Nacional,…

Aneel quer adequar regulamentos à hidrelétricas reversíveis

A Aneel pretende, a partir do segundo semestre, dar início a dois projetos de regulação que interessam aos segmentos que defendem a construção de hidrelétricas reversíveis no Brasil como alternativa para aumentar a segurança e confiabilidade operacionais do sistema elétrico, na esteira da expansão das fontes renováveis intermitentes. Segundo Isabela Vieira, assessora técnica da diretoria da agência, entre julho e dezembro será aberta a Consulta Pública para rever a Resolução Normativa nº 697/2015 que regulamenta…

Consumidores vão pagar custo da crise, afirmam associações

Consumidores de grande e médio porte já não têm dúvidas de que o segmento de consumo vai pagar o custo da crise do coronavírus, materializado em parte na operação financeira da Conta Covid. A regulamentação do empréstimo para alívio de caixa das distribuidoras passou a ser vista com pessimismo, tanto em relação à alocação dos impactos da pandemia quanto no tratamento proposto para o diferimento da parcela de demanda contratada que não for utilizada pelos…