• (41) 3012-5900
    contato@smartenergia.com.br

Audiência pública nesta semana discutirá revisão tarifária da Equatorial Maranhão

A revisão tarifária da distribuidora de energia Equatorial Maranhão (CEMAR) será o tema de audiência pública virtual a ser promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na próxima sexta-feira (18/06).  O início está agendado para as 10h, com transmissão pelo canal da Agência no YouTube (https://www.youtube.com/user/aneel).

A audiência pública será a oportunidade para os consumidores conhecerem o processo elaborado pela ANEEL.  Os interessados em fazer exposição oral durante o evento devem encaminhar os seus vídeos até 12h de quinta-feira (17/06), conforme orientações indicadas na seção “Documentos disponibilizados” em AP014/2021 no site da Agência.

Os índices propostos são os seguintes:

Empresa

Consumidores residenciais – B1

Equatorial (MA)

5,05%

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão
em média

Alta tensão
em média (indústrias)

Efeito Médio
para o consumidor

Equatorial (MA)

5,59%

9,05%

6,11%

Nos cálculos, foram considerados os custos com encargos setoriais, além de despesas relacionadas às atividades de distribuição, transmissão e aquisição de energia. Vale salientar que são índices preliminares.  A definição ocorrerá após análise de contribuições e os índices passarão a vigorar em 28 de agosto deste ano.

A ANEEL continua a receber sugestões em consulta pública (CP029/21) até 16 de julho pelos e-mails:

A CEMAR atende aproximadamente 2,5 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios maranhenses.  A proposta inclui a definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora, para o período de 2022 a 2025.

Fonte: ANEEL