• (41) 3012-5900
    contato@energiasmart.com.br

Bandeiras tarifárias: sinal amarelo em fevereiro

A bandeira amarela para fevereiro segue na indicação amarela, de acordo com a Aneel. A sinalização das bandeiras tarifárias repete a de janeiro e corresponde a uma cobrança de R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos.

Segundo a Aneel, fevereiro é um mês tipicamente úmido nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN), mas os principais reservatórios “vêm apresentando recuperação lenta do armazenamento devido a chuvas abaixo do padrão histórico para este período do ano”.

As bandeiras tarifárias tiveram a metodologia suspensa durante a pandemia de Covid-19, mas foram retomadas em dezembro, diante do baixo nível de armazenamento dos reservatórios.

Na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), foi estabelecido um teto de 16,5 GW médios para despachos térmicos fora da ordem de mérito, com a elevação das chuvas no país.

“A combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica sinaliza patamar desfavorável de produção de energia pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)”, disse a Aneel, em comunicado.

Fonte: Energia Hoje