• (41) 3012-5900
    contato@energiasmart.com.br

Fortaleza corre risco de apagão por sabotagem, alerta Chesf

A Chesf informou na última sexta-feira (17/09) que desde o início deste ano, cerca de 120 torres de transmissão das linhas que interligam Sobral a Fortaleza, no Ceará, vêm sendo sistematicamente sabotadas com a retirada de peças metálicas estruturais. As fraudes trazem riscos de desabastecimento de energia na região.

A estimativa é de que o volume de material retirado seja equivalente ao peso de uma torre de transmissão por mês, representando um grande risco de queda das estruturas. O prejuízo financeiro causado por essas ações passa de R$ 2 milhões.

A Chesf ainda relembrou um caso que ocorreu no último dia 09/05, quando uma torre tombou na rodovia CE-401 em decorrência destas ações de sabotagem, causando graves riscos de acidentes.

Para dificultar os furtos e reparar os danos, a companhia vem fazendo um trabalho contínuo de reposição de peças e reforço das estruturas, além de realizar ações de fiscalização e novos procedimentos de fixação dos equipamentos do trecho.

Por fim, a companhia alertou que em meio desse momento de crise hídrica em que o Norte e Nordeste estão exportando energia para o Sudeste e Sul, uma queda de energia provocada por sabotagem e derrubada de torres no Ceará pode provocar desligamentos de grande porte, já que elas estão interligadas no sistema elétrico nacional.

Fonte: Energia Hoje.