• (41) 3012-5900
    contato@energiasmart.com.br

Mercado livre é destino de dois terços da energia prevista para entrar em operação

Do total de energia elétrica prevista para entrar em operação comercial no Brasil até 2025, 66% é destinada exclusivamente para o mercado livre. O ambiente de contratação livre responde por mais de R$ 100 bilhões dos R$ 142 bilhões em investimentos previstos em nova geração até 2025. É o que aponta o estudo sobre a expansão da oferta feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), com base em informações da Aneel, CCEE, EPE, BNDES e BNB.

“Hoje, o cenário é que, sem mercado livre, não haverá expansão no setor elétrico”, comentou o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros. Dos 34,5 GW de capacidade de geração de energia renovável prevista para ser instalada até 2025, a maior parte é da fonte solar, que tem 14,8 GW de projetos em construção, com 92% destinados ao mercado livre de energia elétrica.

Já a fonte eólica, segunda colocada no ranking da expansão da oferta, com 11,4 GW, vendeu 72% da sua energia para o ambiente de contratação livre no horizonte considerado. Biomassa e pequenas centrais hidrelétricas, respectivamente com 88% e 62%, completam o portfólio de projetos para abastecer o mercado livre nos próximos anos.

Com relação a 2022, 86% da geração de eletricidade prevista para entrar em operação será destinada ao ambiente de contratação livre, segundo a Abraceel.

Fonte: Energia Hoje