• (41) 3012-5900
    contato@energiasmart.com.br
fsfsdfsdf

Tarifas da EDP Espírito Santo Distribuição de Energia serão tema de audiência pública

A revisão tarifária periódica da EDP Espírito Santo Distribuição de Energia será o tema de audiência pública virtual a ser promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no dia 26 de maio. O início está agendado para às 10h, com transmissão pelo canal da Agência no YouTube. A audiência pública será a oportunidade para os consumidores conhecerem o processo elaborado pela ANEEL. Os interessados em fazer exposição oral durante o evento devem encaminhar os seus vídeos…

Proposta modifica o setor elétrico e prevê portabilidade na conta de luz

O Projeto de Lei 414/21 muda as regras de funcionamento do setor elétrico e amplia o acesso ao mercado livre de energia elétrica para todos os consumidores brasileiros, inclusive os de baixa tensão (residenciais). Já aprovado no Senado, o texto tramita na Câmara dos Deputados. Com a medida, os consumidores atendidos pelas distribuidoras poderão contratar energia de outros fornecedores, através de contratos bilaterais. Hoje o mercado livre é restrito aos grandes consumidores de energia elétrica,…

Aneel aprovou reajustes em tarifas de 13 distribuidoras de 11 estados neste ano

Com os reajustes autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 19,98% nas tarifas da Neonenergia, em Pernambuco, e de 18,88% nas da Equatorial Energia Alagoas, 13 concessionárias de 11 estados já tiveram seus reajustes anuais aprovados pela agência. Em 12 casos, o efeito médio supera os dois dígitos e, em quatro, rompem a barreira dos 20%. A mais elevada delas é a da Enel do Ceará, com impacto de 24,8%. No entanto, o…

Aprovado Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Equatorial Alagoas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (26/4), o Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Equatorial Alagoas – Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S.A – empresa que atende aproximadamente 1,2 milhão de unidades consumidoras no estado. No processo, foram adotadas medidas para a redução do efeito tarifário, com destaque a compatibilização dos financeiros da Bandeira de Escassez Hídrica que resultou em um impacto de -13,08% e o diferimento da Rede Básica que…

Aprovadas novas tarifas para a Neoenergia Pernambuco

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (26/4) o Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Neoenergia Pernambuco. A empresa, sediada em Recife (PE), atende cerca de 3,9 milhões de unidades consumidoras no estado. A combinação do reajuste com o término da cobrança da Bandeira de Escassez Hídrica resultará em efeito tarifário de -3,37% para o consumidor residencial convencional. No processo, foram adotadas medidas para a redução do efeito tarifário, com destaque para a…

ANEEL aprova reajuste tarifário anual da Energisa Sergipe de 16,46 % para o consumidor residencial

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (19/04) o reajuste tarifário anual da Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S.A (ESE). As novas tarifas da empresa, que atende cerca de e 825 mil unidades consumidoras no Sergipe, entram em vigor nesta sexta, 22/04, com reajuste de 16,46 % para o consumidor residencial. Os itens que mais impactaram a correção foram os encargos setoriais, os custos de distribuição, a retirada dos componentes financeiros…

Aneel aprova reajuste médio de 20,36% na tarifa de energia no RN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste anual da tarifa da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) em 20,36% na média de todas as categorias. O reajuste entra em vigor no dia 22 de abril. Para os consumidores residenciais o reajuste foi de 19,87%. Na baixa tensão, o reajuste será de 20,55% e para alta tensão, 19,75%. Segundo a Aneel, com a aplicação conjunta dos dois efeitos – o reajuste…

Aprovado Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Enel Ceará

A ANEEL aprovou, nesta terça-feira (19/04), o Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Enel Distribuição Ceará – empresa que atende aproximadamente 3,8 milhões de unidades consumidoras no estado. A combinação do reajuste tarifário aprovado nesta terça-feira com o término da cobrança bandeira escassez hídrica resultará em um efeito tarifário para o consumidor B1 residencial convencional de 0,09%. No processo, foram adotadas medidas para a redução do efeito tarifário, com destaque para o ressarcimento de créditos de…

Reajuste tarifário anual da Coelba é aprovado

A diretoria colegiada da ANEEL aprovou nesta terça-feira (19/04), o reajuste tarifário anual da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Neoenergia Coelba. As novas tarifas da empresa, que atende cerca de 6,3 milhões de unidades consumidoras na Bahia, entram em vigor no dia 22/04 com reajuste de 20,73% para o consumidor residencial. Os itens que mais afetaram a correção foram os encargos setoriais e os custos de distribuição e de aquisição de energia. Os…

Distribuidoras de energia disputam R$ 60 bi que aliviariam conta de luz

A agência que regula o setor de energia elétrica, a Aneel, discute o destino de mais de R$ 60 bilhões em créditos tributários que podem ser usados para aliviar conta de luz dos brasileiros. O processo que trata do tema, porém, praticamente parou há um ano, na fase de audiências públicas. O maior impasse é definir a parcela das distribuidoras de energia nessa gigantesca quantia. As distribuidoras afirmam que sustentaram a batalha jurídica que garantiu…