• (41) 3012-5900
    contato@energiasmart.com.br
fsfsdfsdf

Governo descarta possibilidade de antecipar fim da taxa extra na conta de luz

O ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, afirmou, ontem, que não será possível antecipar para novembro o fim da bandeira tarifária de escassez hídrica, como o presidente Jair Bolsonaro havia declarado na semana passada. A afirmação foi feita após participação em café da manhã promovido pela Frente Parlamentar Mista Pelo Brasil Competitivo. A sobretaxa impõe um custo extra nas contas de luz equivalente a R$ 14,20 para cada 100 kWh consumidos. Segundo o…

Reajuste tarifário da CPFL Piratininga começa a vigorar em 23/10

A diretoria da ANEEL aprovou nesta quinta-feira (21/10) o Reajuste Tarifário Anual da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga).  Os novos índices começarão a vigorar a partir do próximo dia 23/10. A CPFL Piratininga é sediada em Campinas (SP) e atende 1,86 milhão de unidades consumidoras. Confira os novos índices na tabela: Empresa Consumidores residenciais – B1 Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga) 16,31% Empresa Classe de Consumo – Consumidores cativos Baixa…

Agência aprova reajuste tarifário anual da EDP São Paulo

A ANEEL aprovou nesta quinta-feira (21/10) reajuste tarifário da empresa EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A. (EDP SP), que atende cerca de 2 milhões de unidades consumidoras em São Paulo. Confira os novos índices que entrarão em vigor a partir de 23/10. Empresa Consumidores residenciais – B1 EDP São Paulo 16,73% Empresa Classe de Consumo – Consumidores cativos Baixa tensão em média Alta tensão em média Efeito Médio para o consumidor EDP São Paulo 16,74%…

Reajuste tarifário da Enel Goiás entrará em vigor nesta sexta-feira (22/10)

A diretoria da ANEEL aprovou nesta quinta-feira (21/10) o Reajuste Tarifário Anual da Enel Distribuição Goiás – empresa que atende cerca de 3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 237 municípios do estado de Goiás. Neste processo, foram adotadas medidas para redução do efeito tarifário, com destaque para a reversão dos recursos da Conta-covid, o diferimento de Saldo de Itaipu – associado ao Decreto 10.665/2021 –, e a compatibilização dos financeiros da Bandeira de Escassez…

Nova tarifa para consumidores do DF é aprovada e passa a vigorar nesta sexta-feira (22/10)

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta quinta-feira (21/10), o resultado da Revisão Tarifária Periódica da Neoenergia Distribuição Brasília – NDB (antiga CEB). A distribuidora atende a cerca de 1,1 milhão de unidades consumidoras no Distrito Federal. Confira os novos índices, que entrarão em vigor nesta sexta-feira (22/10/2021): Empresa Consumidores residenciais – B1 NBD 11,69% Empresa Classe de Consumo – Consumidores cativos Baixa tensão em média Alta tensão em média Efeito…

Bolsonaro diz que vai mandar ministro alterar bandeira tarifária para ‘normal’ em novembro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (14) que determinará ao ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, que mude a bandeira tarifária da energia elétrica de “vermelha” para “normal” em novembro. Mesmo com a criação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg), que pode tomar medidas extraordinárias em relação à gestão da crise energética, as mudanças nas bandeiras tarifárias precisam ser baseadas em estudos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por definir a cada…

Distribuidoras e governo estudam como reduzir déficit da bandeira escassez hídrica

As distribuidoras e o governo estão debatendo como será a mitigação dos efeitos da crise hídrica sobre as finanças dessas empresas. Na última quarta-feira (13/10), a secretária-executiva do MME, Marisete Dadald Pereira, reconheceu que a arrecadação da Bandeira Escassez Hídrica não é suficiente para cobrir os custos com a compra da geração emergencial. Marisete descartou, por ora, elevação do valor da bandeira. Em setembro, o governo criou o novo patamar de cobrança, como uma das medidas de combate à crise…

Armazenamento deve triplicar ano a ano, diz Wood Mackenzie

Pesquisa da consultoria global de recursos naturais Wood Mackenzie mostra que as implantações de sistemas de armazenamento anual quase triplicarão ano a ano, atingindo de 12 GW e 28 GWh em 2021. Os Estados Unidos e a China irão dominar esse mercado global, comandando juntos mais de 70% da capacidade instalada global total até 2030. De acordo com a WoodMac a movimentação para acelerar a descarbonização dos setores de energia dos dois países está ganhando ritmo e fornece…

“Não há menor possibilidade de racionamento em 2021”, diz ONS

O diretor do ONS (Operador Nacional do Sistema) Luiz Carlos Ciocchi descartou hoje qualquer possibilidade de racionamento no Brasil para o ano de 2021, mesmo com a crise hídrica e o período de seca que atinge principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste. “Sim [o sistema tem como atender a demanda sem racionamento de energia]. O sistema tem condições. Não há menor possibilidade de racionamento para o ano de 2021”, disse o diretor, convicto, durante entrevista…

Banco Bradesco disponibiliza plataforma de movimentação da conta bancária do Mercado de Curto Prazo – MCP

O Banco Bradesco, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, disponibilizou gratuitamente aos agentes uma plataforma virtual que permite acessar de maneira rápida e ágil a movimentação e o extrato da sua conta do Mercado de Curto Prazo – MCP. O objetivo foi facilitar o dia a dia do agente, ampliando a sua autonomia e agilizado o processo de consulta dos dados da conta do MCP. Cada agente recebeu um…