• (41) 3012-5900
    contato@energiasmart.com.br

Nova tarifa para consumidores do DF é aprovada e passa a vigorar nesta sexta-feira (22/10)

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta quinta-feira (21/10), o resultado da Revisão Tarifária Periódica da Neoenergia Distribuição Brasília – NDB (antiga CEB). A distribuidora atende a cerca de 1,1 milhão de unidades consumidoras no Distrito Federal.

Confira os novos índices, que entrarão em vigor nesta sexta-feira (22/10/2021):

Empresa

Consumidores residenciais – B1

NBD

11,69%

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média

Alta tensão em média

Efeito Médio para o consumidor

NBD

11,85%

9,16%

11,10%

Os itens mais representativos na revisão foram os custos com encargos setoriais e com a aquisição de energia – este últimos impactados em especial pelos contratos bilaterais de compra de energia, atualizados pelo IGPM e sob influência da variação cambial.

As revisões tarifárias estão previstas nos contratos de concessão e têm por objetivo alcançar o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela ANEEL.

O processo recebeu contribuições por meio da Consulta Pública nº. 047/2021 que contou ainda com uma sessão virtual no dia 26 de agosto para discutir a Revisão Tarifária da empresa com a sociedade interessada.

Foram definidos também os correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – DEC e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – FEC da distribuidora para o período de 2022 a 2026.

Fonte: ANEEL.