• (41) 3012-5900
    contato@energiasmart.com.br

Reajuste Tarifário Anual da concessionária Santa Maria é aprovado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (22/9) o Reajuste Tarifário Anual (RTA) da Empresa Luz e Força Santa Maria S/A. A concessionária, sediada na cidade de Colatina, estado do Espírito Santo, atende cerca de 116 mil unidades consumidoras.

Confira na tabela os novos índices que entrarão em vigor a partir de 22 de setembro de 2020:

Os índices aprovados foram impactados principalmente pelos custos de aquisição e transmissão de energia, além do pagamento de encargos setoriais.

Devido ao efeito elevado a ser percebido pelos consumidores e às implicações provocadas pela pandemia do Covid-19 na economia, a distribuidora buscou reduzir o impacto do processo nas tarifas, não apenas aderindo à Conta Covid, como também incluindo novo contrato bilateral para fornecimento de energia a um custo menor, e pedido de diferimento de componente financeiro equivalente a 100% da previsão de risco hidrológico. Tais medidas foram responsáveis por aliviar o reajuste em -13,47% no total.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Fonte: ANEEL