• (41) 3012-5900
    contato@smartenergia.com.br

Reservatórios atingem em junho melhor nível em 20 anos

ONS prevê que no pior cenário o armazenamento em dezembro deve ficar em pelos menos 59,7%.

Os reservatórios das hidrelétricas registraram no fim do mês de junho os melhores níveis de armazenamento dos últimos 20 anos, segundo dados apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. Os volumes equivalentes das usinas do Sistema Interligado atingiram 86% no Sudeste/Centro-Oeste, 88% no Sul, 85% no Nordeste e 98% na Região Norte. A reunião mensal do CMSE aconteceu na última quarta-feira, 5 de julho, no Ministério de Minas e Energia.

Os estudos do ONS mostram que, no cenário mais conservador, o armazenamento poderá ficar entre 59,7% e 76,8% ao final de dezembro. Seria o quarto melhor nível do histórico para o período, segundo nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia.

No último dia 22 de junho, o Brasil bateu recorde de geração eólica no Nordeste, atingindo valor médio diário de 14.813 MWmed, o equivalente a 125,3% da carga da região no dia. Isso garantiu uma grande exportação de excedentes para o Sudeste, Centro-Oeste e Sul, segundo o ONS.

O pais continuou enviando energia excedente para os países vizinhos. Foram exportados para a Argentina 276 MWmed de origem hidrelétrica e 786 MWmédios de origem termelétrica. Para o Uruguai, foram 56 MWmed de UHEs e 300 MWmed de UTEs.

Fonte: Canal Energia